Os proprietários rurais de todo o país já podem enviar para a Receita Federal a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural de 2020.

O prazo, que começou nesta segunda, dia 17 de agosto, termina no dia 30 de setembro.

Toda pessoa física e jurídica que é dona, titular do domínio útil ou que tenha qualquer título de imóvel rural está obrigada a entregar o documento.

De acordo com o Fisco, também deve prestar conta quem perdeu a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade entre 1º de janeiro de 2020 e a data da efetiva apresentação da declaração.

No ano passado, foram entregues 5 milhões, 795 mil declarações de ITR. Para esse ano, a expectativa da Receita é receber 5 milhões e 900 mil documentos.

Para preencher a declaração, o proprietário rural deve baixar programa específico no site da Receita.

O documento pode ser transmitido pela internet. Quem preferir também pode entregar um pendrive com a declaração em qualquer unidade da Receita Federal do país.

O contribuinte que perder o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, que, lembrando, termina no dia 30 de setembro, pagará multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, com valor mínimo de 50 reais.