2020 foi um ano, digamos, atípico e, certamente, ficará marcado na memória de todos que vivemos os desafios que ele nos impôs, nas mais variadas áreas.

Sem entrar no mérito de todas as questões que envolveram o ano, trago uma notícia do que pode ser um pequeno respiro nessa reta final.

Neste mês de dezembro de 2020, os habitantes do planeta Terra vão poder presenciar um fenômeno astronômico que não acontece desde a Idade Média!

Júpiter e Saturno vão se alinhar e ficar tão próximos que vão parecer um planeta duplo.

Alinhamentos entre esses dois planetas não são comuns e o modo como vão se aproximar é ainda mais raro que, pra você ter uma ideia, a última vez que isso aconteceu foi em março de 1226. 1226!

Então, anota aí na agenda que vai ser um privilégio poder acompanhar esse fenômeno

Júpiter e Saturno vão se aproximar entre os dias 16 e 25 de dezembro, sendo que o momento de maior aproximação entre eles vai acontecer em 21 de dezembro.

Astrônomos afirmam que vai dar pra observar o fenômeno de qualquer lugar da Terra - se o clima permitir, claro. Então, é torcer para, nesse dia, o céu estar limpinho!

Quem perder, dependendo da idade, pode ser que consiga acompanhar da próxima vez, que será no dia 15 de março de 2080 – depois disso os dois planetas só vão se aproximar tanto depois do ano 2400!